quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ISRAEL SOFRE ATENTADO NA TENTATIVA DE PAZ


O GLOBO


1. Braço armado do Hamas assume atentado que matou quatro civis israelenses na Cisjordânia;

JERUSALÉM - O braço armado do grupo islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, assumiu a responsabilidade pelo ataque que matou quatro civis israelenses, entre eles uma mulher grávida, nesta terça-feira na Cisjordânia ocupada. O ataque, o maior dos últimos meses na região, acontece às vésperas da retomada das negociações de paz diretas entre israelenses e palestinos em Washington. Em comunicado divulgado à imprensa, o grupo disse que "as Brigadas Qassam anunciam a responsabilidade total pela operação heroica em Hebron".

2. Netanyahu diz que Israel irá buscar responsáveis por ataque na Cisjordânia;

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou que seu governo irá agir "sem limitações diplomáticas" para encontrar os responsáveis pelo ataque que deixou quatro colonos judeus mortos na Cisjordânia nesta terça-feira.
O atentado, reivindicado por um braço armado do grupo militante palestino Hamas, ocorreu nas proximidades da cidade de Hebron apenas dois dias antes do início da retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos em Washington.
Dois homens e duas mulheres foram mortos, sendo que uma das vítimas estava grávida.
Por meio de um comunicado divulgado por seu porta-voz logo após sua chegada aos Estados Unidos, Netanyahu afirmou que o ataque mostra que Israel não deve ceder em relação a suas demandas de segurança.


REUTERS BRASIL

3. Forças palestinas prendem dezenas de militantes do Hamas;


RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters) - Forças de segurança palestinas na Cisjordânia prenderam dezenas de ativistas do Hamas nesta quarta-feira, em resposta a um ataque letal contra colonos judeus no território, ocupado por Israel, disse um alto funcionário da segurança.
O braço armado do Hamas assumiu a responsabilidade pela morte dos colonos, perto de Hebron, na terça-feira, na véspera do início da retomada das conversações de paz palestino-israelenses, apoiadas pelos EUA.
"Dezenas de membros do Hamas foram presos, principalmente na região de Hebron e por toda a Cisjordânia", disse a fonte. "Estamos investigando se eles têm alguma ligação com o ataque a tiros. Haverá mais prisões."

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO PAIVA


Nas vésperas do encontro de cúpula judaico-palestina nos EUA, um atentado contra civis e soldados de Israel, assumindo a responsabilidade os militantes do Hamas. O Hamas nega a participação do partido e realiza prisões de militantes inconformados nas negociações de paz.
É, quando parece que vai dar certo, surgem imprevistos, sempre do lado palestino. Vamos esperar para ver como tudo vai ficar, digo como a música “...cada um em seu quadrado”.
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário