terça-feira, 15 de junho de 2010

Israel estuda flexibilização na faixa de Gaza

Reuters Brasil

1. Israel revisará formato de bloqueio a Gaza
2. Palestinos na Cisjordânia tiveram "algumas melhoras", diz grupo;

Jornal O Globo

3. Israel aprova comissão com dois estrangeiros para investigar ataque à frota que ia para Gaza;
4. Irã envia navios com ajuda a Gaza;

COMENTÁRIO DO PROF ALTAMIRO PAIVA

Há possibilidades de revisão no formato de bloqueio na faixa de Gaza. A situação internacional está convencida dessa necessidade, contudo tal atitude implicará na continuidade de cuidados, em razão da existência de terroristas do Hamas, na região.
Grupos de direitos humanos na faixa de Gaza afirmam melhora na assistência aos palestinos. Esperam que a situação por lá venha melhorar ainda mais, diante do clamor internacional com referência as restrições impostas por Israel.
O Irã insiste em enviar navios a Gaza, como fizera no passado. Espera-se que esses navios possam ir à Gaza pelo Egito, pois se forem pelo lado Israelense, certamente serão interceptados, e aí, tudo ficará complicado. Não é do interesse do Irã, que o Hamas faça qualquer trégua com Israel.
Tudo indica que dois estrangeiros participarão na comissão que investigará o incidente da frota turca abordada e que morreram nove pessoas. Espera-se que em pouco tempo haja uma definição importante para apurar a verdade dos fatos.

Um comentário:

  1. Na prática a faixa de Gaza caminha para a internacionalização. Se essa marcha prosseguir Israel terá sua autonomia na região enfraquecida e, uma vez flexibilizado um programa de tal importância (a autonomia), aquele País será sondado e até proposto para novas negociações que irão contra a sua crença histórica. Israel não cedeu antes: cederá depopis? Sua história mostra que não. A tensão perdurará mas não para sempre: "Maranata".

    ResponderExcluir