sexta-feira, 3 de junho de 2011

ISRAEL EM ATENÇÃO MÁXIMA

FOLHA DE SÃO PAULO

1. Exército israelense fica em alerta para o aniversário da Guerra dos Seis Dias;

O Exército israelense foi colocado em estado de alerta devido às possíveis manifestações palestinas durante as comemorações neste fim de semana da derrota das forças árabes frente Israel durante a Guerra dos Seis Dias (1967), indicou nesta sexta-feira a rádio militar.

Foram enviados reforços à fronteira com o Líbano, às Colinas de Golã --onde se encontra a linha cessar-fogo com a Síria--, à Faixa de Gaza e à Cisjordânia, segundo a emissora.

O exército equipou suas unidades localizadas nas fronteiras com armas antimotim, sobretudo bombas de gás lacrimogêneo, para enfrentar eventuais incursões de manifestantes, acrescentou a rádio.

A polícia israelense também mobilizou suas unidades, em particular em Jerusalém Oriental e no norte do país, para um eventual apoio às tropas nas fronteiras.

As autoridades limitaram também o acesso à Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, para a oração de sexta-feira, por temor de distúrbios.

AGENCIA TERRA

 

2. Israel diz que empregará firmeza para proteger suas fronteiras


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira que deu às forças de segurança "instruções claras" para que atuem "com comedimento, mas com a firmeza necessária" perante uma eventual chegada em massa de manifestantes a suas fronteiras no domingo.

"Como qualquer outro país no mundo, Israel vigiará e defenderá suas fronteiras. Portanto, minhas instruções são claras: atuar com comedimento, mas com a firmeza necessária para proteger nossas fronteiras, nossas localidades e nossos cidadãos", disse Netanyahu em uma conferência sobre alta tecnologia em Jerusalém, segundo um comunicado de seu escritório.

Após o sucesso das ações do último dia 15 na comemoração da Nakba - quando centenas de manifestantes de Líbano, Síria, Faixa de Gaza e Cisjordânia se dirigiram às fronteiras com Israel -, grupos pró-palestinos convocaram novos atos para o próximo domingo, por ocasião da Naksa, o início da ocupação israelense em 1967.


Comentários do Prof. Altamiro de Paiva

As comemorações referentes a guerra dos seis dias de 1967, quando Israel derrotou as nações árabes agressoras, começa ser motivos de protestos por parte dos Palestinos. O Exército de Israel está em alerta máximo.

As autoridades israelenses estão apreensivos quanto a questão das suas fronteiras. Acontecendo o recuo de Israel para as fronteiras dantes de 1967, toda faixa de Gaza e Jerusalém Oriental estará em mãos dos seus inimigos, ocorrerá a total vulnerabilidade das suas fronteiras. Espera-se uma solução pacífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário