quarta-feira, 25 de agosto de 2010


ISRAEL E O ENSINO DO ÀRABE NAS ESCOLAS

O GLOBO

1. Autoridade do Hezbollah morre em confrontos em Beirute;

BEIRUTE - Dois libaneses, incluindo uma autoridade do Hezbollah, foram mortos em Beirute nesta terça-feira durante confrontos entre simpatizantes do grupo xiita e uma facção sunita, disseram fontes de segurança.
Elas afirmaram que os choques foram provocados por uma briga entre um apoiador do Hezbollah e outro da facção al-Ahbash no bairro misto de Burj Abi Haidar, em Beirute.
O confronto aumentou e metralhadoras e granadas foram usadas, disseram fontes e testemunhas. Não estava claro quem começou o tiroteio.

BBC BRASIL

2. Escolas públicas de Israel terão ensino obrigatório de árabe;

As autoridades de Israel introduziram um novo programa que torna o ensino do idioma árabe obrigatório em escolas públicas.
O programa, que começou como um projeto piloto no início do ano em 170 escolas do norte de Israel, e que logo será ampliado para escolas públicas de todo o país, prevê aulas obrigatórias de árabe a partir da quinta série.
As autoridades do setor de educação israelense afirmam que a nova iniciativa, chamada de Ya Salam, vai transformar o ensino do idioma em uma ponte cultural e promover a tolerância entre judeus e árabes.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO PAIVA

O Líbano sente de perto a violência palestina. Um desentendimento entre grupos rivais origina conflitos e mortes. Há uma dificuldade muito grande no futuro estado palestino, os seus participantes não possuem unidade e a luta pelo poder ocasionará muitos conflitos e mortes.
Israel passa a admitir o ensino da língua árabe nas escolas. O entendimento do governo Israelense é de que somente assim poderá haver uma melhor comunicação na geração que irá conviver com um possível Estado Palestino. Isso já é uma prova do interesse de Israel em reconhecer e aproximar-se do mundo Àrabe.

Um comentário:

  1. Compreender a verbalização é o início para que futuras gerações ouçam falar de "...paz e segurança..."

    ResponderExcluir