terça-feira, 20 de julho de 2010

Yisrael no Centro das Notícias

JORNAL O GLOBO
1. Novo escudo antimíssil de Israel passa em teste final e será instalado até novembro;
O Ministério da Defesa de Israel informou que um sistema para interceptar mísseis de curto alcance passou por seus testes finais nesta segunda-feira e será instalado próximo das fronteiras israelenses até novembro. O ministro da Defesa, Ehud Barak, afirmou que o escudo pode ser um equipamento de proteção necessário para garantir a segurança dos israelenses diante de uma eventual retirada da Cisjordânia ocupada, questão incluída nas negociações de paz com os palestinos.
2. Negociador palestino quer que Lula lidere pressão sobre Israel em defesa da paz;
A Autoridade Nacional Palestina (ANP) enviou ao Brasil um de seus mais prestigiados emissários para pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que lidere uma nova frente de pressão sobre Israel. Membro do Comitê Central do Fatah e ex-ministro de Relações Exteriores da ANP, Nabil Shaath levará nesta terça-feira ao presidente Lula uma carta escrita pelo presidente Mahmoud Abbas, em que destaca a independência e a crescente influência dos países do hemisfério sul para participar das negociações de paz no Oriente Médio.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO PAIVA
As modificações que certamente ocorrerão na Cisjordania, levam a Israel a implantar tecnologia de escudo antimíssil para proteção da sua população. Certamente tudo dará certo.
Novamente o Brasil é solicitado agora pela autoridade palestina, para colaborar no processo de paz do Oriente Médio. Tudo bem, penso que o Brasil até pode colaborar, mas deve ter uma postura de isenção, o que não demonstrou no caso Irã, onde saiu arranhada a Diplomacia brasileira. Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário