segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os esforços para uma Shalom (Paz)


FOLHA DE SÃO PAULO
1. Amorim discute diálogo de paz com premiê israelense e palestinos;

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, se reuniu na noite deste domingo com o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, em Jerusalém. Apesar do conteúdo da conversa não ter sido divulgado, é provável que tenha se centrado nos esforços por um diálogo direto de paz com os palestinos, com quem Amorim conversou nesta segunda-feira.
"Netanyahu e Amorim se reuniram durante quase uma hora no domingo ao anoitecer, na presidência do conselho de ministros", declarou Mark Regev, porta-voz de Netanyahy, sem dar maiores detalhes.

2. Exército israelense bombardeia alvos na Faixa de Gaza;

O Exército israelense bombardeou nesta madrugada vários alvos no norte e no sul da Faixa de Gaza. Até o momento não há informações sobre mortos ou feridos.
"A Força Aérea de Israel disparou nesta noite contra uma fábrica de armas no norte da Faixa de Gaza e túneis de contrabando no sul", assinala um comunicado militar.
Os ataques são, segundo a nota, "em resposta a foguetes e fogo de morteiro lançados contra as comunidades do sul de Negev no fim de semana passado", que também não deixaram vítimas.

Comentários do Prof. Altamiro de Paiva

O ministro Celso Amorim das relações exteriores do Brasil está em ação no objetivo do alcançar da Paz entre Judeus e Palestinos. Achamos válida a atuação do Brasil, contudo tal diálogo deve ser feito sob o critério da isenção, contudo, um dos empecilhos para o entendimento é a falta de reconhecimento dos palestinos a Israel como estado.
A faixa de Gaza é e será sempre um problema. Por lá está à vulnerabilidade de Israel, pois perdendo aquela localidade, abre uma lacuna para o avanço do terrorismo. Quando Israel envia mísseis para determinada localidade naquela região é porque sofreu anteriormente uma agressão. A questão da Paz é importante para ambos os lados, mas a segurança de Israel e seu povo é alternativa primordial e principal, Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário