sexta-feira, 7 de maio de 2010

UM DESCANSO HUMANO E ECOLÓGICO


Pela Tora estamos em pleno SHABAT, razão pela qual não colocamos notícias de Israel neste Blog. O nosso povo de Israel já está no seu descanso solene, o qual é da vontade do Eterno, que neste dia façamos uma reflexão sobre a nossa vida e seu sentido.
As parashiot Behar-No monte, e Bechukotai-Em minhas leis, nos orientam quanto ao descanso da terra e o descanso do ser humano. Da terra porque de após sete anos de utilização, deveria ser dado a terra um descanso, o do jubileu, para que a mesma se recuperasse com todas as suas reservas naturais que possui.
Quanto ao ser humano, o Eterno lhe deu o Shabat do sétimo dia, o sábado, para que também pudesse parar para poder de novo recomeçar. Infelizmente o anti-semitismo fez os poderosos do império romano mudar tal dia para outro fora do seu propósito. Mas por que não no domingo, parar? Porque o Eterno determinou o sábado, só isso.
Parece que as coisas podem ser banalizadas, mas não devem daí melhor fazer opção pelo que o D-us de Israel recomendou. Daí não termos atividade de notícias neste dia, desejando que todos tenham a experiência do Shabat, para recomeçar uma nova semana cheia de energias positivas.
SHABAT SHALOM

Um comentário:

  1. O repouso no sétimo dia vai além de uma parada física. Contemplamos o Criador e e Seu caráter e somos convidados ao descanço interno (mente e coração). Momento de aprendizado e preparo para as realizações da nova semana; realizações que devem manifestar a Paz. Não a paz dos homens.

    ResponderExcluir