domingo, 2 de maio de 2010

Liga Árabe apoia retomada de conversas entre Israel e Palestina

CAIRO (Reuters) - As nações da Liga Árabe endossaram neste sábado a retomada das negociações sobre o conflito entre Israel e a Palestina, alimentando esperanças de que conversas indiretas intermediadas pelos Estados Unidos possam ressuscitar o estagnado processo de paz.
O secretário-geral da organização, Amr Moussa, disse a repórteres após encontro com autoridades do grupo no Cairo que o organismo regional vai apoiar negociações indiretas entre autoridades palestinas e israelenses.
A retomada das conversas, que estão paralisadas desde a guerra de Gaza, ocorrida em dezembro de 2008, seria um sinal promissor de um possível progresso entre autoridades israelenses e palestinas.
COMENTÁRIO DO PROF ALTAMIRO PAIVA

No Egito a Liga Árabe disse que vai apoiar as negociações de paz entre Israel e os palestinos. Tudo deve caminhar para conversas que poderão resultar numa possível paz tão almejada por todos da região e pelas nações como um todo.
Interessante que quando Israel conquistou a Gaza na guerra dos seis dias em 1967, desejou Israel ceder o local com palestinos naquela região e o Egito não aceitou. Por quê? Porque o Egito sabe do envolvimento dos palestinos com grupos terroristas financiados pelo Irã e pelo Líbano, daí deixar o problema com Israel.
De uma maneira geral espera-se para dentro de poucos dias alguma solução, mesmo que seja paliativa.

Um comentário:

  1. Lembro que na História dos Valdenses várias vezes os líderes políticos (reis e nobres) orientados pela igreja católica apresentavam propostas de paz para aquele povo. A mesma História registra que eram manobras para afastá-los de seus princípios. Se Israel ceder às propostas estará negando sua História. Só há um CAMINHO para Isral.

    ResponderExcluir