terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Êta Paz complicada, não?

GLOBO ON LINE
1. Israel bombardeia Gaza em retaliação a lançamento de foguetes
GAZA - Israel realizou nesta terça-feira uma série de bombardeios contra a Faixa de Gaza, segundo testemunhas, depois que palestinos dispararam foguetes contra o território israelense. Não há relatos de mortes nos ataques, mas ao menos dois homens armados ficaram feridos. Os bombardeios atingiram um campo de treinamentos do grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
Membros do Hamas disseram que houve bombardeios também contra túneis usado para o contrabando sob a fronteira entre Gaza e o Egito, e contra áreas despovoadas. Um porta-voz militar israelense disse que pelo menos 14 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel nos últimos dois dias.
2. WikiLeaks: Israel e Abbas se uniram contra o Hamas
JERUSALÉM - Uma comunicação diplomática confidencial dos Estados Unidos divulgada na segunda-feira pelo site WikiLeaks mostra que Israel e a Autoridade Palestina colaboraram intensamente contra o Hamas na época em que o grupo islâmico assumiu o controle da Faixa de Gaza, em 2007. A revelação deve causar constrangimentos para o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pertencente à facção Fatah, e apoiado pelo Ocidente.

AGENCIA TERRA

3. Israel busca frear reconhecimento internacional da Palestina
O Ministério de Assuntos Exteriores de Israel pediu a suas delegações no mundo que busquem frear uma campanha empreendida pelos palestinos para obter reconhecimento como Estado soberano perante a comunidade internacional.
A ordem do Ministério pede aos diplomatas israelenses que deem passos "urgentes" para conter essa onda, após saber sobre uma iniciativa da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) de persuadir alguns países da União Europeia (UE) para que elevem a categoria de suas delegações diplomáticas ante o Governo de Ramala.
Em um telegrama confidencial aos encarregados de missões, tal como descreve o diário Ha'aretz, Rafi Barak, diretor-geral do Ministério, pede uma campanha pública e imediata para se chegar aos chefes de Governo, ministros de Exteriores e Parlamentos de cada país.
O objetivo, segundo o Ha'aretz, é impedir uma resolução da ONU que reconheça uma eventual declaração unilateral de independência por parte dos palestinos e que pressione Israel a cessar a construção nos assentamentos judaicos em territórios palestinos ocupados.
COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO PAIVA
A Faixa de Gaza continua sendo o calcanhar de Aquiles, da paz no Oriente Médio. É difícil a comunidade Internacional compreender as dificuldades para o alcance da Paz. Assuntos milenares pendentes falam mais alto, e enquanto isso, foguetes e mísseis se atacam. Muito complicado.
WikiLeaks,continua seu efeito alarmante, e agora a possível aliança de Israel com Abbas, contra o Fatah. A zuada está no mundo, e os documentos secretos vazados também, e num mundo onde tudo se pirateia, imaginem esses documentos? Eu, Hein!
Israel preocupado com a avalanche na América Latina, que reconhece o estado Palestino, com suas fronteiras antes da guerra dos seis dias, 1967. Brasil, Argentina e a Bolivia, já entraram na dança e pode pegar. Acho particularmente isso um jogo perigoso: a exportação de ativistas ou extremistas islâmicos, mas para não sermos pessimistas, vamos esperar prá ver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário