quarta-feira, 16 de março de 2011

Yisrael deu uma lição ao Irã


GLOBO ON LINE


1. Israel apreende navio com armas do Irã destinadas a Gaza

JERUSALÉM - Comandos navais israelenses apreenderam nesta terça-feira no Mediterrâneo um navio cargueiro que transportava o que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou serem armas fornecidas pelo Irã que estariam sendo levadas a militantes palestinos na Faixa de Gaza. Uma porta-voz militar disse que as forças israelenses não encontraram resistência quando interceptaram o cargueiro de propriedade alemã "Victoria", a cerca de 320 quilômetros de Israel, e agora estão conduzindo a embarcação para o porto israelense de Ashdod.
Israel impõe um bloqueio naval e terrestre à Faixa de Gaza, um enclave costeiro controlado pelo Hamas, movimento islâmico que se opõe à paz com o Estado judaico.
As forças armadas israelenses disseram que o navio zarpou do porto sírio de Latakia e fez uma escala em Mersin, na Turquia, antes de dirigir-se a Alexandria, no Egito. A Turquia não tem envolvimento na carga de armas, disseram os militares.
Os palestinos usam uma rede de túneis para contrabandear armas e outros bens do Egito para a Faixa de Gaza.
Netanyahu disse que aprovou pessoalmente a operação, que, segundo ele disse a repórteres, foi realizada "no alto mar, de acordo com a lei internacional".
- Muitas armas foram encontradas a bordo do navio, que seriam levadas às forças terroristas no coração de Gaza. O Irã é a fonte das armas - disse o premier israelense.

Comentários do Prof. Altamiro de Paiva


Israel está em alerta na faixa de Gaza, diante do contrabando de armas por parte do Irã, para o grupo terrorista o Hamas. A grande quantidade de armas apreendidas demonstra o alto grau de capacidade da inteligência Israelense.
O respeito a soberania de cada nação é fundamental para justificar a sua existência. Israel sempre viveu em alerta com referencia aos seus inimigos, mantenedores de um ódio milenar que os torna cada vez mais desejosos de riscar a nação Israelita do mapa do oriente.
Até quando essa situação de terrorismo no oriente médio existirá? O futuro de Israel na região é discutível, mas uma coisa é certa, é um país detentor de alta tecnologia, e há uma conscientização do seu povo quanto ao seu destino. Em todas as situações adversas, Israel sobreviveu. Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário