quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Constante Inquietação


FOLHA DE SÃO PAULO

1. Explosão deixa ao menos um palestino morto na faixa de Gaza

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO PAIVA

A explosão de um carro nos arredores de uma delegacia de polícia na faixa de Gaza matou um palestino nesta quarta-feira, segundo relatos de um membro do grupo radical Hamas e de uma testemunha.
Segundo o Ministério do Interior do território governado pelo Hamas, a explosão foi causada por um ataque aéreo israelense, mas a rádio Israel disse ter se tratado de detonação prematura de um carro-bomba.
Pelo noticiário internacional observa-se que há uma pausa no conflito em Gaza. Para uns essa parada de ataques é bom, para outros existe uma preparação nos bastidores para uma estratégia de guerra.
É claro que os Palestinos não abdicaram o direito a terra em que estão, e por outro lado Israel está atento a qualquer manifestação que traga perigo aos seus cidadãos. Estamos torcendo para que a Shalom se prolongue.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Abusos a direitos humanos

O GLOBO
1. Grupos de direitos humanos acusam Israel de abusos contra palestinos presos.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO PAIVA
O serviço de segurança interna de Israel violou os direitos humanos de presos palestinos, informaram dois grupos de direitos humanos israelenses em relatório emitido nesta terça-feira.
O relatório diz que os palestinos em celas apertadas e sujas, algumas sem janelas e com luzes para interromperem o sono. Agentes de segurança amarraram detidos em cadeiras durante longos interrogatórios, e algumas vezes os insultavam, ameaçavam ou batiam neles, procedimentos que violam a legislação israelense.

A questão dos direitos humanos é uma bandeira que todos os povos abraçam. Os prisioneiros de guerra que o caso d detidos naquela região devem ter um tratamento que é admitido pela ONU, e certamente o governo de Israel irá apurar a denuncia, esperamos. Shalom!