quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CONFLITOS NOS TERRITÓRIOS


O GLOBO

1. Polícia de Israel reprime protesto de árabes contra passeata de judeus ultranacionalistas

FOLHA DE SÃO PAULO

2. Israel utilizou fórmulas matemáticas para controlar provisões na faixa de Gaza




COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO PAIVA

A polícia de Israel lançou gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral para dispersar manifestantes árabes em uma cidade árabe-israelense nesta quarta-feira, em uma tentativa de impedir um confronto com judeus ultranacionalistas que planejam seguir em passeata até o local. Cerca de 30 manifestantes judeus viajaram de Jerusalém até Umm el-Fahm, no norte de Israel, sede de um movimento islâmico cujo líder, xeque Raed Salah. Ele alega que o país está pondo em perigo os lugares sagrados da religião muçulmana em Jerusalém.

O Exército israelense utilizou fórmulas matemáticas para supervisionar e controlar o fornecimento de produtos à faixa de Gaza durante o bloqueio comercial que impôs à região a partir de junho de 2007. A informação foi divulgada pelo grupo de direitos humanos Gisha, após ter acesso a uma série de documentos do Exército de Israel, segundo afirma nesta terça-feira o jornal israelense "Haaretz".

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Ping-Pong da Paz

GLOBO ON LINE
1. Colonos constroem mais de 500 casas em assentamentos após fim da moratória
REUTERS BRASIL
2. Paz de Israel com palestinos ajudaria relação EUA-Irã, diz Peres

Comentários do Prof. Altamiro de Paiva
Colonos israelenses já deram início a mais de 500 construções na Cisjordânia desde o fim da moratória imposta pelo governo contra a ampliação de assentamentos judeus. Em três semanas, a agência de notícias Associated Press registrou o que 544 casas começaram a ser erguidas no local. A velocidade da multiplicação das construções desde o dia 26 de setembro é quatro vezes maior que nos últimos dois anos.
Israel precisa ter boas relações com os EUA para sobreviver, e deve ter mais compreensão com as exigências de Washington a respeito do processo de paz israelo-palestino, disse o presidente israelense, Shimon Peres, em declarações divulgadas na sexta-feira.
Taí uma declaração um tanto polêmica que precisa ser consultada aos israelenses. Há riscos nessas conversações? Há sim. É preciso enfrentá-las? É uma hipótese não desprezível. O certo é que começam a conversar Israelenses e Palestinos, e tomara que dê certo. Shalom!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Câmbio da Paz

BBC BRASIL

1. Israel e Hamas retomam negociações sobre libertação do soldado Shalit;


COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

As negociações de paz entre o Hamas e Israel, parecem iniciar-se. O foco agora é a libertação do soldado Gilad Shalit, que hoje tem 24 anos, e foi capturado no dia 25 de junho de 2006, quando participava de uma patrulha perto da fronteira de Israel com a Faixa de Gaza.
O Hamas exige que Mil prisioneiros palestinos sejam soltos para que Shalit obtenha a liberdade. É muito difícil isso acontecer, não que Israel não queira a liberdade do seu soldado, mas porque o preço é preocupante, não pelo número exigido, mas pela qualidade dos prisioneiros palestinos.
Israel quando sondado anteriormente sobre a liberdade de 450 prisioneiros, recusou-se a fazer a liberação, pois a maioria dos que constavam na lista eram prisioneiros que mataram de maneira cruel a Israelenses. Israel até está disposto a ir ao sacrifício, desde que tais prisioneiros sejam deportados para o exterior, fora de Gaza e Cisjordânia. Enfim, vamos esperar prá ver. Shalom!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Israel em Alerta!


GLOBO ON LINE


1. 'Sionistas são mortais', diz Ahmadinejad na fronteira do Líbano com Israel;

BBC BRASIL


1. Para analistas, sul do Líbano se tornou frente de confronto entre Israel e Irã

Comentários do Prof. Altamiro de Paiva


O Presidente o Irã visita o Líbano na região norte do Hesbolat. A região tornou-se palco das mais infames acusações a Israel, inclusive do seu desaparecimento, trazendo preocupações ao país sionista.
Inegavelmente aquela região segundo analistas de Israel, tornou-se um protetorado do Irã. O Líbano e seu governo saem dessa enfraquecido, mas sem dúvida alguma, uma pulga na orelha está presente nos estados árabes, que vêem uma intromissão do Irã em assuntos do Líbano.
Com essa, Israel entrou em alerta, pois o armamento do Hasbolat hoje é uma ameaça territorial para os Israelenses. Vamos esperar o que vai acontecer, pois a única saída segundo estrategista de Israel é se ocorrer algum conflito com o Líbano será necessário a retomada do lado ocidental para proteger a fronteira. Tem muito pano para as mangas!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Ponto Crítico!


JORNAL O GLOBO

1. Israel faz proposta sobre assentamentos, mas palestinos rejeitam;

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO PAIVA

Apenas uma notícia nos Jornais do Brasil, relaciona o congelamento dos assentamentos na Cisjordânia, ao reconhecimento pelos palestinos do estado Judeu. A proposta feita pelo primeiro ministro Israelita foi de pronta rejeitada pela autoridade Palestina.
O Governo de Israel certamente não tem interesse em continuar o congelamento das construções de casa para colonos Judeu, daí a proposta bomba nunca aceitável. Na geografia dos palestinos não existe o estado Judeu, e é mostrado como um invasor ocupante, por isso recompor toda uma política de ódios expressada em livros de história e geografia ser quase impossível.
Israel sabe que o reconhecimento do estado judeu pelos palestinos, é um duro golpe nas negociações e enquanto isso continuará a construir. Quebra cabeça difícil para os palestinos, que agora precisam tomar uma decisão que será decisiva para um futuro estado palestino, se não, a paz ficará cada vez mais como um sonho distante, porém almejado. Shalom!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Suspensa a Negociação pela Paz

BBC BRASIL

1.Israel mata dois militantes do Hamas na Cisjordânia;

FOLHA DE SÃO PAULO
2. Liga Árabe se reúne para decidir futuro do processo de paz no Oriente Médio;

Comentários do Prof. Altamiro de Paiva
Após incursão contra quatro israelenses mortos a semana passada, Israel responde a ação contra dois militantes do Hamas, e afirma que onde qualquer terrorista na faixa de Gaza, agredir a Israelenses serão caçados e punidos. É muito complicada a posse da paz.
A Liga Árabe está preocupada com o abandono das negociações por parte da autoridade palestina. Abbas foi convocado para dar explicações, contudo a Liga já se pronunciou de que a responsabilidade da retomada depende da autoridade palestina. Os árabes conhecem as atitudes do grupo terrorista Hamas e seus propósitos, e Israel está vigilante. Shalom!